Didática Superior

"quinta-feira, 18/outubro/2007"

Revendo as técnicas de ensino

Filed under: Módulo 04 — gilvanete @ 10:39

Selecionar uma técnica de ensino faz parte do processo de planejamento, é algo que não se limita a uma escolha aleatória, por ser moderna ou atrativa, mas sim decorrente do que se definiu como objetivo de ensino e de quais competencias se pretende formar nos alunos.

O material em anexo  resume uma pesquisa feita em universidades de São Paulo, enfocando as preferencias dos alunos sobre as metodologias utilizadas pelos professores.

No módulo  de hoje, 18/10/2004  estaremos discutidos sobre  técnicas de ensino, de que forma elas podem ser utilizadas e que competências podem essas técnicas desenvolver na formação do aluno.

Para baixar o material clique no link:Ambiente de ensino preferido pelos alunos

About these ads

1 comentário »

  1. Car@s Amig@s,

    Sentir a necessidade de sintetizar as colocações do grupo de apresentação acerca do tema: revendo a aula expositiva, dessa forma, como primeirais indicações o grupo ressaltou que a aula expositiva tem a sua aplicabilidade quando transcende a perspectiva fechada e diretiva, na qual apenas o professor é o senhor do processo de ensino-aprendizagem e, consegue imprimir uma aula expositiva aberta, dialogada e reflexiva com os educandos.

    Assim, ela traz limitações e possibilidades, dentre elas, estão as vantagens de a) ampliar as informações, estimular o debate e reter informações. As desvantagens são o monólogo, o emaranhado de informações e que a aula meramente expositiva não abrange a totalidade do ensinar a apreender. Para superar tais vícios deve-se planejar a estrutura da aula, recapitular o apreendido, possibilitar a exposição e defesa de posicionamentos dos alunos, e fundamentalmente entender que o professor é um articulado, e porque não dizer ator – usando a encenação como fonte de encantamento, afinal não há vida sem paixão, uma paixão disciplinada. O uso de novas tecnologias também exige cuidado, pois a ilustrações devem ser rigorosas e nem sempre os audiovisuais são facilitadores.

    Para mudar a aula expositiva indica-se ampliar o diálogo com outros autores, com as experiência dos alunos e com as vivências cotidianas, aliás o educador tem que ter sensibilidade para fazer as articulações do conteúdo e a exposição dos alunos, fechar as discussões com questões problemas, que devem ser encaminhadas dando margem de tempo para os alunos maturarem as repostas, e na próxima aula recapitularem o visto e o apreendido.

    Felicidades,

    Agradecemos.

    Comentário por everkley magno — "quinta-feira, 18/outubro/2007" @ 21:50 | Resposta


Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O tema Rubric. Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: